Snow Effect

15/11/2010

1º Campeonato Ornitológico Internacional de Vila Franca de Xira

A participação no 1.º Campeonato Ornitológico Internacional decorreu da melhor maneira, com resultados muito positivos. Consegui alcançar o 1.º lugar em Fife Fancys, na classe de amarelos intensivos e 1.º e 2.º lugares na classe de variegados intensivos. Os prémios foram intensamente valorizados pela fortíssima concorrência dos colegas e amigos, com menção especial para o Jorge Lopes, de volta à competição depois de um difícil problema de saúde ultrapassado com coragem, o David silva, o Ricardo Pinto, o Tiago Oliveira e o António Bento, todos eles grandes criadores de Fifes.
Também fiquei satisfeito pelas pontuações atingidas nos Arlequins e Poupa Alemão. Uma menção especial para todos os colegas e amigos que tão bem representaram o Clube Ornitológico de Peniche, quer pelos resultados fantásticos obtidos, quer pelo esforço e empenho, que sei ter sido grande, na co-organização deste evento, tendo-lhes sido exigidos os mais árduos sacrifícios. Também uma nota meritória para o meu amigo Sérgio Rodrigues que conseguiu a medalha de ouro com um negro vermelho intensivo, ele sabe porquê.
O convívio foi muito bom, com as habituais e saudáveis picardias, com especial destaque para as incidências no Arlequim Português que provoca e provocará ainda durante muito tempo acesa discussão. E ainda bem, pois assim também fará evoluir com naturalidade esta magnifica raça de canários. 
Esta exposição foi, sem dúvida daquelas em que vi aves de maior qualidade quase em todas as secções.
Alguns dos meus heróis

03/11/2010

Preâmbulo

Desde muito novo aprendi a apreciar a natureza, especialmente as aves. Quando era miúdo e ainda não era proibido, armava à palma em Peniche e arredores, ia com os outros meninos para as fazendas e para o pinhal dos Remédios e capturávamos o que agora se designa por fauna europeia. Era uma festa trazer todos aqueles passarinhos para casa e apreciar toda aquela beleza ao alcance das nossas mãos.
Ainda adolescente comecei a criar canários numa das varandas de casa dos meus pais. Depois, face ao aumento de exemplares resolvi abrir uma passagem para o sótão que passou a ser o meu canaril.
     Após a universidade e a conclusão do curso, aderi ao Clube Ornitológico de Peniche, onde tenho vindo a desempenhar algumas funções compatíveis com o tempo disponível, e mais recentemente também a de juiz de canários de cor.
Agradeço à minha esposa a infinita paciência com que me tem aturado durante todos estes anos de partilha da beleza deste mundo particular, do nascimento e crescimento das aves, dos concursos, das viagens e dos amigos que sem elas não poderia nunca conhecer, especialmente aos meus dois grandes mestres Sr. Fernando Chagas e Sr. José Noivo, com os quais tem sido um privilégio conviver. Este espaço tentará dar a imagem possível de todas estas vivências.
Para terminar estas primeiras palavras deixo uma imagem de um dos meus canários, premiado com o primeiro prémio na sua categoria de amarelos intensos (93 pontos,)na 20ª Expo-Aves de Peniche.