Snow Effect

28/10/2011

Sobre o significado da rúbrica côr nos julgamentos do Arlequim Português



Foi com grande espanto que vi um post no blog do meu amigo e colega criador Armindo Tavares. Como ninguém o comentou, presume-se que foi tacitamente aceite pela comunidade ornitófila. Como julgo que em si contém um erro grave, mas de fácil explicação. Passo a dar a minha opinião técnica.
Um arlequim Português foi dado, presumo eu, como ave atípica e classificada como não julgável. A justificação técnica do sr. Juiz italiano foi que o mesmo não possuía uma mancha melanica negra. Desafio aqui publicamente a quem me diga onde, no standard do Arlequim Português aprovado pela COM-OMJ e actualmente em vigor, se exige tal requisito. Na verdade, e não é preciso ser juiz, basta ler em bom português, no referido standard, o que está lá plasmado na rubrica côr e passamos a citar: “Multicolor e equilibradamente variegada com factor vermelho. Coloração artificial obrigatória”. Quando se fala em côr variegada, referimo-nos ao lipocromo e à melanina, que devem apresentar-se de forma equilibrada pela plumagem da ave. Se quanto ao lipocromo nada se discute, por exemplo ninguém fala da mutação marfim, o mesmo não se passa quanto à melanina.
Não me querendo alongar no tema, mesmo assim teremos que mencionar que esta divide-se em quatro grupos principais. A melanina negra, a ágata, a castanha e Isabel. Esta  ainda comporta a melanina oxidada (negros e castanhos) e a melanina diluída (ágata e Isabel) resultante da redução da eumelanina. Estes grupos são depois caracterizados por várias mutações, a saber; Pastel, Asa Cinza, Opala, Feo, Satinet, Topázio, Eumo, Onix, Cobalto e provavelmente num futuro próximo a mutação Jaspe. Sejamos pois claros e que não restem dúvidas.
Quando se fala em melaninas admitem-se a julgamento todas as melaninas e não somente aquelas que alguns, por razões que nada tem a ver com o standard, preferem. Inclusive as mutações que acabei de enumerar, que são todas melânicas. A gravidade deste erro é que foi cometida por um Juíz e reiterada por pessoas avisadas, que deveriam desde logo serem as primeiras a chamar a atenção para esta interpretação aberrante do standard aprovado mundialmente.  

12/10/2011

Expo Arlequim One Day Show

Decorreu no passado domingo em Vendas de Azeitão, a 1ª Expo Temática a nivel Mundial dedicada em exclusivo ao nosso canário Arlequim Português; 26 criadores de todo o país levaram 216 arlequins a concurso. Este foi realizado pelo método de comparação e esteve a cargo dos juízes Internacionais Paulo Ferreira e Paulo Fernandes, que, ao mesmo tempo que decorria o julgamento, iam elucidando a assistencia. Foi por isso como que um workshop sobre o Arlequim, no qual pudemos aprender muito sobre este nosso canário.
O evento contou com a ilustre presença do Dr. Armando Moreno e o Sr. presidente da FOP, Carlos Delgado, entre outras entidades. O saldo foi mais que positivo, pois tudo decorreu num espirito de grande camaradagem e de partilha. Em termos de prémios obtivemos um 5.º lugar em Arlequim adulto fêmea par e um 2.º lugar em fêmea com poupa nova. Em seguida ficam algumas fotos. 


 Vista geral da sala de exposição

 Trabalhando na mesa dos troféus

 Os juízes foram dando uma autentica lição sobre o Arlequim Português


 No colóquio...

 Gonçalo Ferreira esteve incansável como se prova aqui

Os campeões

Os amigos e criadores Luis Pena (esquerda) e Rui Silva (direita) 

O amigo e criador multipremiado Dário Oliveira

Da esquerda para a direita. Gonçalo Ferreira (C.O.) O Juíz OMJ Paulo Fernandes, Rui Silva, Dário Oliveira, O Juíz OMJ Paulo Ferreira e o Sr. Presidente do COS.